Babosa: confira os benefícios da Aloe Vera para a saúde!

Benefícios da babosa

A babosa é uma planta medicinal incrível, cheia de benefícios nutricionais. É uma planta suculenta e parte da família Liliaceae, a mesma família a que o alho e as cebolas pertencem. Diferentes partes da planta são usadas para diferentes fins e a babosa possui aplicações internas e externas.

A babosa é medicinal e, como todos os remédios naturais, não deve ser consumido todos os dias por meses a fio, ou seja, não consuma remédios naturais e caseiros por mais de uma semana sem interrupção ou muitas vezes em grandes doses.

Benefícios da Babosa

A babosa contém mais de 200 componentes ativos, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas, polissacarídeos e ácidos graxos – e não é de se admirar que seu extrato seja utilizado para uma ampla gama de remédios. A maior parte da folha de babosa é preenchida com uma substância gelatinosa transparente, que conta com aproximadamente 99% de água.

A babosa possui muitas vitaminas e minerais:

Babosa contém muitas vitaminas, incluindo A, C, E, ácido fólico, colina, B1, B2, B3 (niacina), B6, e também é uma das poucas plantas que contém vitamina B12. Alguns dos 20 minerais encontrados no Babosa incluem: cálcio, magnésio, zinco, cromo, selênio, sódio, ferro, potássio, cobre, manganês.

A Babosa possui muitos aminoácidos e ácidos graxos:

Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Existem cerca de 22 aminoácidos que são necessários para o corpo humano e 8 deles são essenciais. A babosa possui uma contagem entre 18 a 20 aminoácidos, contando com todos os 8 aminoácidos essenciais.

A Babosa também possui muitos ácidos graxos, contendo três esteróis vegetais, que são ácidos graxos importantes – colesterol HCL (que reduz as gorduras no sangue), campesterol e B-sitosterol. Todos úteis para reduzir os sintomas de alergias e indigestão ácida. Outros ácidos graxos incluem linoleico, linolênico, caprílico, oleico, palmítico e esteárico.

A babosa melhora a imunidade

A babosa tem o poder de aumentar a capacidade natural do corpo para se adaptar às mudanças externas e resistir a doenças. Pensa-se que o poder da babosa equilibra o sistema do corpo, estimulando a defesa e os mecanismos adaptativos do corpo. Isso permite uma maior capacidade de lidar com o estresse (estresse físico, emocional e ambiental), por exemplo.

Os polissacarídeos no suco de babosa estimulam os macrófagos, que são os glóbulos brancos do seu sistema imunológico que lutam contra os vírus. Além disso, a babosa tem um alto nível de antioxidantes, que ajudam a combater os compostos instáveis ​​conhecidos como radicais livres, contribuindo para o processo de envelhecimento. A babosa também é um antipirético, o que significa que ela pode ser utilizada para reduzir ou prevenir a febre.

A babosa melhora a digestão

A má digestão está relacionada a muitas doenças. Um trato digestivo que funciona corretamente é uma das chaves e fundamentos para uma boa saúde.

A babosa é conhecida por acalmar e limpar o trato digestivo e ajudar a melhorar a digestão, ajudando com a constipação ou diarreia, e ajudando ainda a regular seus ciclos de eliminação de qualquer maneira que seu corpo precise.

A babosa é um ótimo remédio para pessoas com problemas como síndrome do intestino irritado e refluxo ácido. A babosa também ajuda a diminuir a quantidade de bactérias não amigáveis ​​em nosso intestino mantendo sua flora intestinal saudável em equilíbrio. Por fim, a babosa ainda ajuda o nosso corpo a se livrar de vermes intestinais.

A babosa ajuda na desintoxicação

A Babosa é um alimento gelatinoso, assim como algas e sementes de chia. O principal benefício para o consumo de alimentos gelatinosos em sua dieta é que esses géis se movem através do tronco intestinal absorvendo toxinas ao longo do caminho e se eliminam através do cólon. Isso ajudará a eliminação adequada dos resíduos do seu corpo e ajudará a desintoxicação do seu corpo, além de fazer com você se sinta mais saciada.

A babosa deixa o corpo mais alcalino

Doenças não podem se manifestar em um ambiente alcalino. A maioria das pessoas está consumindo principalmente alimentos ácidos, e para uma boa saúde, é recomendado que você consuma 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos. A babosa é um alimento alcalino que ajudada a equilibrar hábitos alimentares excessivamente ácidos.

A babosa melhora a saúde cardiovascular

Não houve muitos estudos realizados sobre o efeito da babosa sobre a saúde cardiovascular, mas houveram algumas pesquisas para mostrar que o extrato de babosa quando injetado no sangue, multiplica o potencial de transporte de oxigênio e capacidade de difusão dos glóbulos vermelhos. De acordo com esse estudo, ao regular a pressão sanguínea, melhorar a circulação e a oxidação do sangue, baixar o colesterol e tornar o sangue menos pegajoso, o suco de babosa pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

A babosa é ótima para a pele

Por causa das propriedades curativas bem conhecidas da babosa para a pele, ela é um dos compostos primários utilizados na indústria de cosméticos, conhecida também como aloe vera.

A babosa ajuda a curar feridas, e é ótima para aplicação tópica em queimaduras, abrasões, psoríase e até mordidas de insetos. Ela atua como analgésico, agindo para ajudar a aliviar a dor de feridas, alivia ou evita a coceira.

A babosa é um poderoso adstringente: o que provoca a contração de tecidos corporais, tipicamente usado para reduzir o sangramento de pequenas abrasões. Devido ao alto teor de água, é uma ótima maneira de hidratar e rejuvenescer a pele, aumentando a elasticidade e tornando-a mais flexível através do reparo de colágeno e elastina.

A babosa é um emoliente, ajudando a suavizar e acalmar a pele. Isso ajuda a fornecer oxigênio para as células da pele, aumentando a força e síntese do tecido da pele e induz o fluxo sanguíneo melhorado para a pele através da dilatação capilar.

A babosa ajuda a reduzir inflamações

A babosa contém 12 substâncias, incluindo B-sisterol, que podem ajudar a diminuir a velocidade ou a inibir inflamações. Isso pode ajudar com juntas dolorosas devido a rigidez e ajudar a melhorar a flexibilidade das articulações.

A babosa pode ajudar na perda de peso

Melhorar sua digestão e desintoxicar seu corpo terá o efeito secundário de promover a perda de peso, porque quando você começa a melhorar a sua digestão você naturalmente elimina o que seu corpo não precisa de forma mais eficiente, o que é uma maneira primordial de desintoxicar todos os nossos intestinos. Isso aliviará sua carga tóxica em seu corpo e lhe dará mais energia, ajudando na perda de peso.

Posts Relacionados:

Leave a Reply