Benefícios do pepino para o cabelo: conheça os principais

Benefícios do pepino para o cabelo

O pepino é uma planta amplamente cultivada no mundo, e também uma das culturas de cultivo mais antigo conhecida entre nós. Pertencendo à mesma família botânica que os melões e as abóboras, o pepino tem um baixo teor em calorias e é rico em fibras, e por isso é um acompanhante perfeito para uma dieta.

Os pepinos são uma fonte valiosa de nutrientes antioxidantes convencionais, incluindo vitamina C, beta-caroteno e manganês, também possuindo uma grande quantidade de vitamina K. As cascas de pepino são ricas em fibras alimentares que ajudam a reduzir a constipação. É muito comum consumir pepinos em saladas, por exemplo, e já estamos acostumadas com todos os benefícios que ele pode trazer para o nosso organismo, porém, o pepino pode fazer muito mais pelo lado estético.

O pepino pode trazer muitos benefícios de beleza para os olhos, cabelos e pele, sendo ainda um ingrediente muito popular em diversos produtos de beleza e cuidados com a pele. Os pepinos são muito ricos em vitamina A, sílica, potássio, minerais alcalinos, Vitamina C, Manganês, Magnésio e Clorofila.

A sílica é um dos componentes do pepino que nos chama mais atenção por ser importante no suporte de tecidos, ligamentos, cartilagens, músculos, tendões e ossos do corpo, e ainda porque também suporta a função saudável do cabelo, da pele e das unhas, pois é rica em potássio.

Com todos esses componentes capazes de trazer diversos benefícios a nossa saúde, peles, e cabelos, abaixo você conhece um pouco mais sobre os benefícios do pepino para o cabelo, e ainda confere duas receitas de hidrante a base de pepino para fazer em casa.

Benefícios do pepino para o cabelo

  • Fortalece o cabelo: O pepino é utilizado em diversos produtos capilares, porque possui componentes capazes de deixar nossos fios mais fortes e menos quebradiços.
  • Faz o cabelo crescer mais rápido: O pepino contém enxofre de sódio, silício, cálcio e fósforo que são nutrientes essenciais para o crescimento do cabelo.

Depois de lavar o cabelo com um shampoo de pepino e água fria, por exemplo, você pode aplicar uma gota de óleo de pepino nos dedos e, em seguida, massagear seu couro cabeludo com as duas mãos até sentir que sua cabeça começou a ficar um pouco apimentada e quente. Caso o couro cabeludo fique um pouco vermelho, não há problema, é normal.

Certifique-se de massagear as áreas calvas ou onde o cabelo está muito fino, e essa fricção irá aumentar a circulação e estimular as glândulas sebáceas, ambas as quais podem ajudar no crescimento do cabelo.

  • Diminui a queda de cabelo: Assim como dito acima, o pepino possui diversos componentes que ajudam nosso cabelo a ficar mais forte e resistente. Para controlar a queda de cabelo, você pode beber um copo de suco verde a base de pepino todos os dias pela manhã.
  • Deixa os cabelos sedosos e brilhantes: Para obter cabelos sedosos e brilhantes, lave seus cabelos com suco de pepino ou com uma máscara a base de pepino. Use esta máscara de cabelo hidratante para adicionar brilho e suavidade ao seu cabelo (você confere a receita abaixo).
  • Pode ser utilizado como condicionador: o suco de pepino pode ser usado como condicionador de cabelo para deixar seu cabelo livre de frizz e mais macio, menos embaraçado. Para isso, lave o cabelo com seu shampoo comum e aplique uma pequena quantidade do condicionador de pepino principalmente nas pontas, e enxague com água fria.
  • Pode ser utilizado como shampoo: Para benefícios adicionais, você pode comprar um shampoo a base de pepino ou fazer o seu próprio shampoo. Uma simples receita de DIY para um shampoo de pepino é: um pepino descascado, um limão descascado e a opção de um pouco de azeite ou alecrim. Apenas misture o pepino, o limão e misture esse suco, adicionando 1/4 colher de chá de óleo, se desejar. Passe o shampoo em todo o cabelo e couro cabeludo, massageie e deixe agir por 15 a 30 minutos, enxague com água fria.
  • Trata doenças do couro cabeludo: O óleo de pepino também pode tratar doenças de pele que impedem o crescimento do cabelo, como psoríase e eczema. Massageie o couro cabeludo com o óleo extraído de sementes de pepino através do processo de prensagem a frio, que preserva as propriedades nutritivas. Alguns processos de perda de cabelo podem ocorrer devido à secura do couro cabeludo, e o óleo de pepino contém nutrientes hidratantes e restauradores, que ajudam a corrigir isso.

Com tantos benefícios que o pepino pode trazer para o nosso cabelo, abaixo você confere ainda duas receitas com pepino para manter seus cabelos brilhantes, sedosos, hidratados e saudáveis, utilizando esses tratamentos caseiros a base de pepino.

Tratamento profundo com condicionador de pepino

Você precisará de:

  • 1/2 Pepino (descascado)
  • 1 colher de sopa de óleo de semente de uva
  • 1 colher de sopa de óleo de linhaça
  • 1/4 xícara de leite de coco
  • 1/4 xícara de seu condicionador favorito

Instruções: Bata o pepino no liquidificador até que ele forme uma pasta líquida, líquida (você pode misturar manualmente, mas é recomendado o uso do liquidificador, sendo muito mais prático e rápido). Misture a pasta com o leite de coco e o condicionador até que fique homogêneo, e após adicione os óleos. Está pronto!

Aplique nos cabelos úmidos ou molhados e deixe a mistura agir no cabelo por pelo menos 1 hora. Enxágue e penteie o cabelo como de costume. Você irá sentir os fios muito mais hidratados.

Hidratação refrescante de pepino

Você precisará de:

  • 1/2 Pepino (descascado)
  • 1 / 2-1 xícara de água destilada ou filtrada
  • 3 colheres de sopa de seus óleos favoritos à base de vegetais ou à base de frutas
  • 2 colheres de sopa de chá Verde
  • 2 colheres de sopa de leite de coco
  • 1 Cápsula de vitamina E (para preservar a mistura)
  • Peneira

Instruções: Primeiro prepare o seu chá verde. Ao fazer isso, bata o pepino bem no liquidificador até que ele vire uma pasta e coe essa pasta com uma peneira. Em uma garrafa com borrifador, adicione o suco do pepino, o chá verde frio, e todos os outros ingredientes. Misture bem e está pronto para usar.

Agora você tem uma hidratação rápida e refrescante a base de pepino que pode ser utilizada para deixar seu cabelo mais leve e hidratado sempre que necessário.

Posts Relacionados:

Leave a Reply