Benefícios e riscos da lipoaspiração

Malhação, regime, massagem modeladora, detox… A lista de opções é longa, mas quando todo o esforço parece não funcionar para eliminar de vez a gordura localizada, a lipoaspiração é uma das alternativas mais procuradas.

Porém, antes de passar pelo procedimento, o ideal é entender melhor seus benefícios e riscos. Assim, você evita não somente possíveis decepções com os resultados como, também, complicações durante e depois da cirurgia. Vamos lá!

Riscos da lipoaspiração

Como toda cirurgia, plástica ou não, a lipo oferece riscos. Mas, o comum é correr tudo bem, desde que sejam tomados alguns cuidados, especialmente na escolha do profissional e do local de sua realização.

É preciso saber se o médico é cirurgião plástico, com seis anos de Faculdade de Medicina, além de dois de residência em cirurgia geral e, ainda, três anos de residência em cirurgia plástica.

E tem mais: o médico deve ter título de especialista devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) e ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

beneficios-riscos-lipoaspiracao

Outra dica: obtenha referências do cirurgião e do lugar no qual pretende passar pela operação. Informações de outros pacientes que já tenham sido operados por ele são fundamentais.

Fora isso, é claro que a relação de confiança entre médico e paciente durante a troca de informações antes da lipoaspiração também conta como aliada da segurança.

Conheça mais detalhes sobre a lipoaspiração

Em geral, quando se aspira pouca quantidade de gordura, os riscos caem bastante. Ou seja, a probabilidade de complicações aumenta quanto maior for o tempo da cirurgia e/ou o volume da gordura. É o caso da região do abdômen, por exemplo.

Atualmente, a lipoaspiração considerada mais segura é a tumescente, já que utiliza anestesia local e a quantidade de gordura retirada é relativamente pequena.

Fumantes, doentes crônicos ou com imunidade baixa têm maiores chances de problemas com intervenções como a lipo.

As principais complicações da lipoaspiração são:

  • Alteração da sensibilidade – provocada por dano aos nervos periféricos;
  • Flacidez na área lipoaspirada – em alguns casos, é preciso fazer um lifting para remover o excesso de pele;
  • Hematomas – manchas escuras na pele, que costumam causar alguma dor;
  • Irregularidades na pele – se a cânula não é bem-utilizada, o local operado pode ficar irregular. Um efeito desagradável que pode ser notado após a retirada da cinta;
  • Perfuração dos órgãos – acontece quando a lipo é mal executada. Em algumas situações, a perfuração é capaz de levar à morte;
  • Seroma – é quando há acúmulo de líquidos debaixo da pele. O problema pode ser evitado com uso da cinta e sessões de drenagem linfática manual;
  • Trombose venosa profunda – ocorre quando é tomado remédio anticoagulante, isto é, o sangue forma coágulo, principalmente nos membros inferiores. Também traz risco à vida do paciente.

Ao escolher um profissional bem-treinado e experiente, complicações como as descritas acima têm menor chance de acontecer.

Mas, é essencial seguir à risca todas as orientações pós-operatórias, ou seja, controlar a ansiedade de mostrar logo os resultados aos amigos naquela festa imperdível.

Benefícios da lipoaspiração

A lipo é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil, perdendo somente para o implante de silicone nas mamas.

E não é difícil de entender. Afinal, é um recurso mais definitivo (desde que tomados cuidados posteriores) para redução de medidas.

Outro detalhe é o fato de poder atingir áreas que não respondem aos demais tratamentos contra gordura localizada (como abdômen, culotes e coxas) ou, ainda, dar um trato mais radical naquelas partes em que o fator hereditário fala mais alto.

A técnica, feita por meio de sucção com uma cânula fina, alcança a camada subcutânea gordurosa. Uma parte do corpo mais difícil de atingir por outros meios.

Para muita gente que acumula pneuzinhos ao longo dos anos e não tem o hábito de se exercitar, a lipoaspiração costuma ser praticamente a única maneira de eliminar as dobrinhas extras. No entanto, riscos e benefícios devem ser avaliados com calma.

Boa sorte, e até a próxima!

Posts Relacionados:

Leave a Reply