Brigadeiros Gourmet: conheça seus segredos e sabores

Você quer fechar os olhos e aproveitar cada segundo enquanto o doce desmancha na boca. A textura e os ingredientes diferenciados provocam sensações indescritíveis. Apenas feche os olhos e não tenha pressa de sonhar acordado… É o Brigadeiro Gourmet.

Se você nunca provou os Brigadeiros Gourmet ou já experimentou mas não sabe do que são feitos, bem-vindo ao artigo de hoje, com cheiro de chocolate e consistência de quero mais.

O doce que conhecemos bem das festas infantis ganhou um toque sofisticado, com receitas mais elaboradas e uma massa especial recheada de possibilidades.

É só misturar talento, gostosuras e imaginação para dar forma ao sabor que bem poderia se chamar felicidade. Pura inspiração de verdadeiros artistas da culinária que estão por trás dos “ateliês de brigadeiro gourmet“.

A receita tradicional serve de base para adaptações com os gostinhos mais variados. Fora os toques (ou seriam truques?) pessoais que fazem a chamada “receita básica” nunca ser a mesa.

E por falar em receita, eu tenho algumas dicas para você fazer em casa, e presentear ou, quem sabe, vender. Confira:

Receita básica de Brigadeiro Gourmet

Tempo total de preparo: aproximadamente 1 hora

Ingredientes:

  • 1 Lata de leite condensado;
  • 1 Colher (sopa) de manteiga sem sal;
  • 1 Colher (sobremesa) de glucose ou xarope de milho;
  • 1 Pitada de sal;
  • Confeito para decorar (coco ralado, chocolate granulado etc.).

Preparo: Junte todos os ingredientes em uma panela grande. Leve-a ao fogo e mexa sem parar, sem esquecer das bordas. O doce ficará pronto quando você virar a panela de lado e ele desgrudar completamente do fundo.

Espalhe a massa em uma travessa grande, cubra com plástico filme e leve o brigadeiro para a geladeira. Quando gelar, faça as bolinhas e passe no confeito.

Veja como usar a receita básica para criar novos sabores:

Brigadeiro de Baunilha

Acrescente os seguintes ingredientes:

  • 200 gramas de chocolate branco;
  • 1 colher (sopa) de pasta de baunilha;
  • 2 colheres (sopa) de rum.

Preparo: A diferença é o rum, que deve ser adicionado depois que o brigadeiro for retirado do fogo e já estiver morno. Mexa até a massa ficar homogênea e complete o preparo básico.

Brigadeiro de Café

Adicione os ingredientes abaixo e prepare como a receita básica:

  • 175 gramas de chocolate amargo (com 70% de cacau);
  • 1 e 1/2 colher de sopa de extrato de café.

Brigadeiro de Nutella

Acrescente aos ingredientes:

  • 25 gramas de chocolate amargo 70%;
  • 80 gramas de chocolate ao leite 30%;
  • 120 gramas de Nutella.

Os Brigadeiros Gourmet são versáteis. Basta encontrar as delícias certas, “pensar fora da caixa” antes durante e depois de acender o fogo.

Escolher o melhor? Só experimentando várias e várias vezes para arriscar um palpite. Missão difícil… #sqn

Como se não bastassem todos esses motivos para esquecer qualquer dieta, as “brigaderias” capricham na apresentação de seus produtos.

Isto é, para você comer com os olhos e adocicar a alma. Um prazer de ver e saborear que tem dado a muita gente oportunidades de abrir negócios. Ou seja, não é apenas o felizardo consumidor do Brigadeiro Gourmet quem sonha. Quem põe a mão na massa, também.

Na prática, isso se materializa em marmitinhas estilosas amarradas com pano, panelinhas e potinhos de brigadeiro de colher, além de belas caixas recheadas de brigadeiros enrolados de um jeito impecável.

Como montar e embalar os Brigadeiros Gourmet

Com as mãos levemente molhadas em água gelada, faça bolinhas, passe-as pela cobertura de sua preferência e coloque o doce em forminhas.

Para incrementar os sabores, use ingredientes como amêndoas laminadas, castanha-de-caju picada, chocolate em pó amargo ou macadâmia triturada.

A dica para grudar melhor estas gostosuras é cobrir o brigadeiro logo depois de enrolar cada bolinha, pois elas ainda estarão molhadas com manteiga.

Vai vender ou presentear? Acomode os docinhos em caixas diferenciadas, uma maneira de personalizar, mostrar carinho – e que ninguém esquece.

Ah! E caso você ainda não saiba o que é o Brigadeiro Gourmet, com certeza agora não terá dúvida quando provar um deles.

Hum…

Até breve!

Posts Relacionados:

Leave a Reply