Cartilagem de tubarão: benefícios e usos

Falar em cartilagem de tubarão como um produto cosmético pode parecer verdadeiramente exótico, e nada convencional. Surpreendentemente, no entanto, este é um produto bastante popular, e é utilizado em vários cosméticos.

Estranho ou não, fato é que a cartilagem de tubarão é rica em componentes que são bastante benéficos para o organismo humano – não apenas em aspectos estéticos, mas também na saúde de articulações e, possivelmente, de alguns outros problemas, segundo alguns estudos recentes buscam demonstrar.

Obviamente, a cartilagem de tubarão não é uma solução mágica que funciona por si só. Ela oferece um conjunto de nutrientes relevante para o corpo, e certamente faz toda a diferença para quem leva uma vida regrada, com alimentação equilibrada e não sedentária.

Saiba o que é, quais os usos, benefícios e possíveis contraindicações da cartilagem de tubarão para as pessoas, bem como quais as melhores formas de consumir o ingrediente:

O que é a cartilagem de tubarão?

Para a surpresa de muitas pessoas, a cartilagem de tubarão utilizada em suplementos e cosméticos não é apenas um nome interessantes. De fato, trata-se da cartilagem extraída do grande predador dos mares.

Assim como em humanos, a cartilagem de tubarão é necessária para a elasticidade de seu corpo, combinada com a resistência. A maior parte da estrutura rígida de um tubarão é formada por cartilagens, e esse material é absolutamente rico em nutrientes que podem ser intensamente aproveitados pelo corpo humano.

Por isso, desde o início da década de 1990, são realizados diversos estudos para compreender os efeitos de seu uso no corpo humano. Desde então, vários produtos já foram desenvolvidos para fins estéticos ou de saúde, utilizando-se dos resultados que comprovam seus benefícios.

Quais os benefícios da cartilagem de tubarão para o corpo?

Ao longo de algumas décadas de estudos, foi possível observar uma série de benefícios do uso da cartilagem de tubarão no corpo humano. Rico em carboidratos complexo, proteínas e minerais diversos, o material demonstra-se uma grande aliado para a saúde, beneficiado pela alta concentração desses componentes.

Um dos benefícios mais destacados da cartilagem de tubarão é o tratamento de artrite. Com uma grande quantida de minerais e vitaminas com propriedades anti-inflamatórias, o produto reduz significativamente as dores nas articulações, bem como os inchaços.

Outros estudos demonstram a eficiência de seu uso contra a psoríase, que pode ser significativamente reduzida com o consumo recorrente. Estudos demonstram que tanto a aparência das erupções quanto as coceiras são reduzidas com o uso constante da cartilagem.

Estima-se, ainda, que o uso diário de cartilagem de tubarão reduz significativamente os efeitos de perda de visão tipicamente associadas à idade. Alguns estudos realizados foram capazes de observar, inclusive, melhoras na visão a partir de cinco meses de uso.

Um estudo sendo elaborado na atualidade – sem resultados comprovados até o momento – é a possibilidade de uso da cartilagem de tubarão no combate contra o câncer. Preliminarmente, alguns estudos parciais demonstram que há resultados observados nos períodos iniciais da doença, possivelmente reduzindo a evolução dos tumores, e diminuindo seus efeitos sobre o corpo.

Como a cartilagem de tubarão é consumida? Existem contra-indicações?

Atualmente, as formas mais comuns de usar o produto é através de suplemntos alimentares, e não de medicações. Estes suplementos são oferecidos em cápsulas, comprimidos ou em pó, tendo efeitos muito semelhantes para todas as suas variantes.

Por ser um produto natural, seu consumo é considerado bastante seguro, havendo algum tipo de efeito colateral apenas em casos de alergia em relação ao produto – ocasião na qual o consumo deve ser imediatamente interrompido.

Além disso, não existem testes realizados com mulheres grávidas ou crianças, o que torna prudente que o consumo não seja feito por pessoas nestes grupos específicos.

Posts Relacionados:

Leave a Reply