Como disfarçar manchas no rosto com maquiagem

Manchas não escolhem idade ou cor de pele. Mas, como o que é bonito é para se mostrar e as imperfeições a gente disfarça, hoje você vai aprender a esconder as marquinhas desagradáveis.

Gravidez, sol, marcas de acne. Para maquiar uma pele manchada, seja qual for o motivo, é preciso tomar alguns cuidados – principalmente para evitar que a mancha fique ainda mais escura. É o chamado efeito rebote.

O ideal é cobrir todo o rosto com um corretivo cremoso no mesmo tom da pele ou, ainda, passar o produto somente sobre a mancha. Neste caso, invista em um pigmento específico. Lembre-se: roxo e amarelo neutralizam a cor marrom; o verde camufla o vermelho.

A dica aqui é reservar um pincel próprio para isso, passando-o sempre de baixo para cima. O corretivo deve ficar um pouco mais concentrado sobre a marca.

Se a mancha for pequena, espalhe o produto dando leves batidinhas com a ponta do dedo indicador sobre ela.

Outro truque é usar um primer antes do corretivo, pois os produtos utilizados para corrigir manchas são cremosos e densos. O primer facilita a aplicação do corretivo e da base, hidrata a pele e corrige poros dilatados e linhas finas, entre outras imperfeições.

Bye-bye, manchas: maquiagem para cobrir marcas

Não importa se o problema foi causado por alterações hormonais na gestação, espinhas ou raios ultravioletas. Substitua a base fluida ou translúcida pela cremosa.

O motivo é que maquiagem com textura líquida acaba ficando leve demais, dificultando a uniformização e, portanto, o disfarce das marcas.

Por outro lado, para evitar o temido efeito “massa corrida” na aparência, é importante que a base seja usada do jeito correto: comece pelo centro do rosto e vá em direção às laterais, fazendo movimentos circulares.

Misturar no dorso da mão duas gotas de base do mesmo tom da pele e uma gota de hidratante facial também é uma opção. Depois de passar a mistura em todo o rosto, dê leves batidas com uma esponja macia, retire o excesso e as marcas do pincel.

Tem mais: um item que não pode faltar nos seus cuidados antimanchas é o pó compacto (no mesmo tom da sua pele, ok?) Ele uniformiza o rosto, proporcionando aquele toque aveludado.

Para sua mancha desaparecer, pelo menos temporariamente, passe o pó compacto na famosa “zona T” (testa, nariz e queixo). Em seguida, nas laterais e contorno da face. Deixe as bochechas para o blush.

No caso específico das manchas provocadas pelo sol, chamadas de melasmas, a maioria delas possui um tom amarronzado. Por isso, fuja de bases de cor clara ou no tom da marca. A dupla perfeita aqui é base cremosa e corretivo lilás, que neutraliza o tom pela colorimetria.

Mas é interessante testar o produto na pele, já que há situações em que o melasma é melhor neutralizado com corretivo de tom alaranjado.

Para marcas avermelhadas (como aquelas deixadas pela acne), invista no corretivo verde.

Finalize o make com pó, mas prefira um tom o mais próximo possível da sua pele. É mais fácil evitar surpresas desagradáveis se você testar o produto na loja, evitando levar para casa algo que vai deixar o rosto mais escuro ou mais claro do que o pescoço.

Além dos componentes certos, o make precisa dos pincéis adequados. As cerdas sintéticas são as mais indicadas para cobertura de manchas, pois favorecem a uniformidade da pele.

Porém, nas marcas de acne, é recomendável passar o corretivo esverdeado com os dedos, em pequena quantidade e apenas na área afetada. Depois, basta usar a base cremosa e o pó para completar a produção.

Então, agora é com você! Enquanto investe em outras formas de acabar de vez com as indesejáveis manchas no rosto, que tal experimentar as dicas de hoje e elevar sua autoestima com uma maquiagem caprichada?

Você merece. Sucesso, e até breve com mais dicas!

Posts Relacionados:

Leave a Reply