Como eliminar os ácaros em sua casa

Quem sofre com rinite ou asma precisa tomar cuidados especiais com colchões, travesseiros e cortinas, entre outros. Hoje, eu trago dicas para eliminar ácaros dentro de casa e evitar ao máximo as crises alérgicas.

Embora sejam extremamente pequenos, visíveis apenas com ajuda de um microscópio, os ácaros podem fazer grandes estragos. Eles estão nos mais diversos locais da casa e são os maiores desencadeadores de alergias respiratórias, afetando a saúde de crianças e adultos.

ácaros

O que muita gente não sabe é que para o ácaro provocar uma reação alérgica é preciso que a pessoa já tenha algum problema nesse sentido.

Geralmente, as alergias respiratórias mais comuns são rinite e asma. Motivos extras para reforçar os cuidados com a higienização correta de itens que possam acumular os temidos ácaros, tais como colchões, cobertores, travesseiros e cortinas.

No caso do travesseiro, por exemplo, ele deve ser trocado a cada dois anos, pelo menos. É que nesse tempo um terço de seu peso é formado por eles, os ácaros.

Lavar essas peças não é recomendado porque, durante a secagem aquela umidade presente nos travesseiros normalmente cria um ambiente que favorece a proliferação dos organismos microscópicos. Caso precise lavar os travesseiros, opte pela lavagem a seco.

E tem mais: se você sofre de alergias respiratórias, não invista em travesseiros de plumas e ervas, além de cobertores, pois eles acumulam mais ácaros e fungos. Dê preferência aos travesseiros de látex ou espuma e aos edredons.

Se não puder evitar, adquira capas ou protetores antiácaros com zíper, já que eles “aprisionam” micro-organismos.

Ainda sobre o ambiente de dormir, outra dica importante é trocar sempre a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova. Além disso, almofadas e colchões devem ser higienizados com um aspirador de pó toda semana.

Outros cuidados para combater os ácaros em casa

  • Carpete: evite-o; prefira os pisos mais fáceis de limpar, para evitar o acúmulo de poeira.
  • Cortinas: lave-as no mínimo uma vez por semana, principalmente se forem do tipo persianas.
  • Colchões e travesseiros: há também a opção de deixá-los expostos ao sol, ajudando a matar os ácaros. Como isso não elimina as desagradáveis criaturinhas por completo, é importante aspirar os itens em seguida.
  • Animais de estimação:lave as patas do seu pet com sabão neutro e água toda vez que ele voltar da rua, para eliminar a sujeira. Sabonetes antibacterianos ou lenços umedecidos também servem.

E se na sua casa já existem pessoas alérgicas, é imprescindível dar banho no animal uma vez por semana.

Dicas para eliminar ácaros da cozinha

Jamais deixe o pano de prato molhado e embolado, pois isso facilita a proliferação de bactérias. Depois do uso, estenda o acessório de cozinha no varal para secar.

O pano de prato costuma carregar impurezas diversas, já que absorvem a umidade da louça, das mãos e, ainda, a poeira da cozinha.

O bom mesmo é ter mais de uma peça, reservando uma exclusivamente para louças e utensílios, além de trocar os panos de prato mais de uma vez por semana.

E por falar em pia, sabe aquela esponjinha e o paninho de secar que ficam ali de plantão esperando para serem utilizados? Pois é, a troca deles deve ser levada a sério, e feita com constância.

Jogue-os fora quando perceber que não absorvem mais sujeita ou antes que virem pedacinhos. Os itens acumulam gordura e são os queridinhos das bactérias, que buscam neles fragmentos de alimentos.

Enquanto for possível utilizar o pano e a esponja específicos da pia, higienize-os bem com água quente e sabão. Em seguida, espere até que estejam completamente secos e guarde-os em local limpo.

Então, mãos à obra, e xô, ácaros! Sua saúde agradece.

Até o próximo artigo!

Posts Relacionados:

Leave a Reply