Como tingir roupas: confira dicas e passo a passo

Como tingir roupas

Se você está querendo atualizar as cores do seu guarda-roupa, mudar a aparência das cortinas do seu quarto, ou criar fantasias para os seus filhos, por exemplo, tingir roupas pode ser muito interessante para você, e o processo é relativamente fácil.

Aqui você confere dicas para um tingimento bem-sucedido, onde você saberá escolher o tecido certo para o seu projeto, chegar a cor que você está procurando e aprender a maneira mais fácil de limpar e cuidar de seus itens de tingimento e das roupas após o tingimento.

Para começar, você precisará de:

  • Tinta para tingir roupa, líquida ou em pó
  • Copo de medição
  • Colheres de medida
  • Colher de metal grande
  • Baldes grandes
  • Balança de cozinha (opcional)
  • Toalhas de papel ou esponjas
  • Cobertura de mesa de plástico
  • Luvas de borracha

Para tingir suas roupas siga esse passo a passo:

Escolhendo tecidos

Tintas para tingir roupas funcionam melhor em muitos tecidos e materiais naturais e laváveis, tais como:

  • Tecidos 100% algodão, linho, seda, lã, rami
  • Tecidos sintéticos como rayon e nylon
  • Tecidos de fibra misturada com pelo menos 60% de algodão ou outra fibra tingida (as misturas tonificarão uniformemente, mas não alcançarão a cor completa)
  • Plásticos baseados em nylon, como os que se encontram em botões, fixadores e bastões
  • Materiais naturais como madeira, vime, papel, penas e cortiça

Porém, existem tecidos e materiais que não aceitarão corantes, tais como:

  • Tecidos 100% poliéster, acrílico, acetato, fibra de vidro, spandex e fibras metálicas
  • Tecidos com suporte de borracha (tapetes de banho ou almofadas)
  • Tecidos com acabamentos especiais, como repelentes de água
  • Tecidos com dano de alvejante ou coloração extensiva
  • Tecidos laváveis ​​apenas em água fria ou rotulados apenas com “limpeza a seco”
  • Plásticos de polietileno
  • Plásticos de policarbonato

O conteúdo e o peso da fibra também afetam a cor da aparência, fazendo com que os tecidos como algodão, lã e seda absorvem o corante de forma diferente, alterando ligeiramente a tonalidade e o brilho da cor escolhida. Se você tiver dúvidas sobre se o seu tecido aceita tintas ou consegue a cor que deseja, recomendamos testar primeiro em uma amostra de tecido.

Preparação

Cubra a área de trabalho com uma tampa de mesa de plástico ou jornal e use toalhas de papel ou esponjas úteis para proteger contra possíveis vazamentos.

Use luvas de borracha para proteger as mãos de ficarem manchadas e isolá-las ao trabalhar com água quente.

Use baldes de plástico ou potes de aço inoxidável para o banho de tintura. Você também pode colorir em uma pia de aço inoxidável. Não tinja nem enxágue itens com tinta em uma pia ou banheira de porcelana ou fibra de vidro, pois é provável que elas fiquem manchadas.

Tingindo com a cor verdadeira

Siga sempre as instruções de manutenção do fabricante para o seu tecido, bem como as instruções da embalagem de tinta para tingir roupas.

Primeiramente, remova as manchas no tecido ou use um removedor antes de tingir seu tecido para obter uma cor esbranquiçada ou creme. Isso ajudará a obter resultados de cores uniformes ao tingir a peça desejada.

Dissolva cuidadosamente o corante em pó em 2 xícaras de água muito quente primeiro para evitar manchas de tinta. Agite o corante em pó dissolvido ou use o corante líquido bem agitado no banho de tintura até que ele esteja uniforme. Nunca derrame tintas líquidas ou em pó diretamente no tecido, a menos que você procure alcançar um efeito criativo específico.

Certifique-se de usar corante suficiente para o peso ou o tamanho do tecido que deseja tingir. Por exemplo, para três metros de tecido seco, use uma embalagem em pó de tinta ou 1/2 garrafa de líquido de tinta em 3 litros de água. Esteja atenta ao fato de que você deverá ter água o suficiente para que o tecido se mova livremente no banho de tintura e para que ele possa absorver o corante uniformemente em toda a roupa.

Ao tingir três metros de tecido seco em cores escuras ou brilhantes, como preto, marrom escuro, cacau, roxo, vinho e verde escuro, use o dobro da quantidade de corante (2 pacotes em pó ou uma garrafa de corante líquido) também em 3 litros de água.

Para alcançar uma cor mais profunda, use uma temperatura da água de 60ºC e mantenha a constante de calor durante o tingimento (o método do fogão ou uma máquina de lavar roupa funciona melhor para isso). Se a água da torneira não estiver suficientemente quente, aqueça água no fogão, em uma chaleira ou no microondas.

Tingindo com outras cores

Se você quiser colorir uma peça de vestuário ou qualquer outro tecido com mais de uma cor, geralmente é melhor começar com a cor mais clara e passar para o tom mais escuro posteriormente.

Para cores mais intensas em tecidos que contenham algodão, rayon, ramie ou linho, adicione 1 xícara de sal ao banho de tintura. Ao tingir nylon, seda e lã, adicione 1 xícara de vinagre branco ao banho de tintura. Se possível, deixe para fazer a adição de sal ou vinagre até 5 minutos após o tecido ter passado pelo banho de tintura, e esse tempo de espera ajudará a promover o tingimento nivelado.

Adicione 1 colher de sopa de sabão em pó em todos os banhos de tintura se quiser ajudar a promover um tingimento mais nivelado.

Quanto mais o tecido é imerso no banho de tintura, mais profunda a cor resultante. Os itens podem permanecer no banho de tintura até 1 hora, desde que a água permaneça quente. Você também precisará se certificar de mexer o tecido constantemente durante esse período, permitindo que ele seja tingido em sua totalidade.

Quando você remover os tecidos do banho de tintura, enxague-as em água quente e depois deixe o tecido escorrendo até esfriar.

Lave seu tecido / roupa em água morna com sabão em pó suave e depois enxágue bem com água fria. Deixe as roupas secarem penduradas.

Cuidados pós tingimento

Durante as primeiras duas ou três vezes, lave seu item tingido sozinho em água fria com uma pequena quantidade de sabão em pó. Sempre lave sua roupa tingida com cores similares em água fria e com sabão em pó suave. São recomendadas ainda lavagens a seco para tecidos especiais.

Limpando o local

Ao terminar de tingir suas roupas, limpe os recipientes e as pias imediatamente após o tingimento, esfregando com água quente e um alvejante ou outro produto potente.

Limpe a máquina de lavar usando o nível de água mais alto com água quente, sabão em pó e 1 copo de cloro no ciclo de lavagem completo. Limpe os fiapos que ficarem na máquina. As peças de plástico ou de borracha da máquina de lavar podem ficar manchadas, mas não irão manchar suas roupas em lavagens posteriores.

Posts Relacionados:

Leave a Reply