Dicas de alimentos para amenizar sua TPM

Sabe aqueles dias, quando a gente fica sem paciência e tudo incomoda? Ou quando bate vontade de chorar, assim, do nada? Aí, você olha no calendário e se dá conta que está em plena TPM. Eis o motivo da irritação (e em alguns casos depressão) e da vontade louca de devorar chocolate.

Calma! Não precisa cancelar todos os compromissos e se trancar no quarto até o “mundo” voltar ao normal. Com ajuda da alimentação, é possível minimizar os efeitos da Tensão Pré-Menstrual, aliviar os vários desconfortos que ela provoca.

Basta investir nos produtos certos para dar uma forcinha ao Sistema Nervoso. São itens ricos em substâncias que favorecem o bem-estar, a sensação de prazer; estimulam a tranquilidade e a alegria. Veja como isso é possível conferindo os próximos parágrafos.

Como aliviar a TPM por meio da alimentação

  • Alface: turbine sua salada com este ingrediente que traz em seus talos um composto com efeito calmante, a lactucina.
  • Brócolis: ajuda a liberar a serotonina, elemento responsável pelo bom humor. Em dias de Tensão Pré-Menstrual, ele faz toda a diferença.
  • Frutos do Mar e Peixes: possuem nutrientes que combatem a ansiedade e o cansaço, além de zinco, mineral essencial para a manutenção do bom estado de espírito.
  • Oleaginosas: atuam na redução dos radicais livres – produzidos, inclusive, durante o estresse. Tudo graças ao selênio, um mineral antioxidante.

O ômega-3, encontrado nas nozes, por exemplo, ajuda a regularizar o desequilíbrio hormonal característico do período menstrual.

  • Pimenta: traz diversos benefícios; favorece a sensação de euforia, é antioxidante e ainda acelera o emagrecimento. Perfeita! A pimenta- de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as mais poderosas nos quesitos temperamento e perda de peso.
  • Vegetais de folhas verde-escuras: são fontes de magnésio (que age na produção de energia), vitaminas e potássio, importantes para o funcionamento adequado do Sistema Nervoso. Estes vegetais são, ainda, ricos em cálcio, que ajuda a aliviar cólicas.
  • Frango, carne de porco, fígado e ovos – ricos em vitamina B6, são recomendados para amenizar os sintomas da TPM. A vitamina pode ser encontrada também em cereais integrais, soja, amendoim, feijões e nozes.
  • Salmão, azeite de oliva, nozes, castanha e linhaça – são recomendados para melhorar a circulação e reduzir o inchaço.
  • Figo, aveia, beterraba, alcachofra, quiabo, abacate e banana – inclua estes alimentos na dieta, principalmente alguns dias antes e durante o período menstrual. Eles são boas fontes de magnésio.

Xô, baixo-astral!

Estresse, dores no corpo, inchaço, entre outros sintomas, costumam tomar conta do físico e do emocional de muitas mulheres devido à alteração nos hormônios. Um verdadeiro teste em todos os sentidos, principalmente no ânimo.

Haja força de vontade para driblar os efeitos da TPM e permanecer focada, não é mesmo? E você, com certeza, não está sozinha. Cerca de 75% das mulheres sofrem com diferentes incômodos nesse período. Deste total, somente 5% precisam de tratamento com remédios.

alimentos-amenizar-tpm

Minimize os efeitos da TMP por meio da alimentação

Isto é, com mudanças simples na rotina, você pode melhorar – e muito – a sua qualidade de vida. Agora, você tem ingredientes especiais para superar os sintomas e manter o equilíbrio quando tudo parece desabar bem à sua frente. Coragem! Você consegue…

Ah! E não esqueça de se hidratar, fracionar os alimentos ao longo do dia e fazer uma forcinha para não faltar na academia – o ideal é praticar exercícios moderados, pois os intensos podem agravar os problemas típicos dessa fase do mês.

Fazendo isso, seus dias serão muito mais produtivos, ou seja, a TPM vai ser só mais um detalhe no calendário para lembrar.

Boa sorte! E até breve.

Posts Relacionados:

Leave a Reply