Dicas de como lavar o cabelo corretamente

Pode parecer desnecessário, para muitas pessoas, o fornecimento de dicas de como lavar o cabelo corretamente, mas a verdade é que muita gente utiliza técnicas incorretas quando o assunto é dar um tratamento adequado aos fios. Embora possa parecer surpreendente para muitos, a verdade é que – assim como o consumo de ovos e carne de porco – a cada ano aparecem informações diferentes sobre “a técnica correta de como lavar o cabelo corretamente”.

Na pática, não existe tanto mistério assim. Saber como lavar o cabelo corretamente é uma questão de evitar ao máximo danificar a saúde dos fios enquanto você os limpa. Este é, na prática, o processo de antagonismo ao lavar o cabelo: de um lado, você precisa se livrar da oleosidade e da sujeira, do outro, não quer danificar os fios para isso.

Sabendo destes cuidados e da relação entre as duas necessidades, tudo fica mais fácil. A situação passa a ser uma questão de atenção e bom senso. Confira algumas como lavar o cabelo corretamente:

Dê uma boa enxaguada

Embora analogias nunca sejam ideais, elas ajudam bastante a entender certos processos. Imagine que você queira lavar suas roupas à mão, mas não as enxágua o suficiente antes de colocar o sabão. Neste caso, você certamente não vai conseguir limpá-las de modo eficiente, e o mesmo acontece com os fios do seu cabelo.

É necessário que seu cabelo esteja completamente molhado antes de receber o shampoo. Por isso, não adianta ter pressa e tentar passar o produto assim que entrar no chuveiro. O ideal é começar a enxaguar com a temperatura da água um pouco mais quente, para facilitar no enxague e na retirada de sujeira. Só com o cabelo completamente molhado que você deve começar a utilizar o shampoo ou condicionador.

Considere iniciar pelo condicionador, se você tem cabelos longos

Uma das dicas de como lavar o cabelo corretamente para quem tem cabelos longos, é considerar as necessidade do seu cabelo. Inevitavelmente, todo shampoo é abrasivo, e aumenta as chances de ressecar seus fios ou gerar outros tipos de danos a eles.

Por isso, o recomendado é passar um pouco de condicionador na ponta dos seus fios, se eles forem longos. Para fins de referências, considere “longo” o cabelo que esteja abaixo de seu ombro, neste caso. Ao fazer isso na ponta dos fios, você os protege da ação do shampoo onde ela não é necessária, reduzindo os riscos de desenvolver pontas duplas, por exemplo.

Use o shampoo onde é necessário

É perto do couro cabelo que seus fios de cabelo são mais oleosos. Se você tem o cabelo muito comprido, é improvável que suas pontas acumulem óleos, por exemplo. Por isso, foque especialmente onde é necessário reduzir a oleosidade, nas áreas próximas ao couro cabeludo.

Não é necessário exagerar na quantidade de shampoo ou cobrir todos os fios com uma espessa camada de espuma. Isso só auxilia a fragilizar seus fios, e não serve para propósitos de limpeza, nas áreas onde não há oleosidade.

Massageie gentilmente

O excesso de fricção sobre o cabelo pode danifica-lo de maneira permanente, levando a quebras ou alterações na estrutura do fio. Por isso, quando estiver enxaguando, passando shampoo, condicionador ou enxugando, tenha cuidado para não exagerar na agressividade.

Não use movimento circulares ou para frente e para trás, pois isso também pode danificar a estrutura dos fios. Faça movimentos suaves, em direções contínuas, com uma quantidade média de pressão sobre o couro cabeludo.

Não é necessário repetir a dose

Algumas embalagens de shampoo recomendam passar o produto duas vezes. Uma dica de como lavar o cabelo corretamente é não fazer isso. Simplesmente não há necessidade, a menos que seu cabelo esteja excepcionalmente sujo. Caso contrário, o hábito gerará mais danos do que limpezas em seus fios.

Utilize o condicionador nas áreas mais afastadas do couro cabeludo

Depois de enxaguar o shampoo, é importante saber como lavar o cabelo corretamente utilizando o condicionador. Ele não deve ser utilizado diretamente no couro cabeludo, mas nas pontas e nas partes intermediárias do fio. Perto da pele, o cabelo será naturalmente mais oleoso, sem a necessidade “reforçar a dose”.

Encerre enxaguando com água mais gelada

Utilizar água gelada no fim do banho ajuda a compactar as cutículas dos fios, “selando-os” de influências externas. Isso garante, ainda, mais brilho para o seu cabelo, reduzindo as chances de quebras.

Posts Relacionados:

Leave a Reply