Insônia: Causas e dicas para acabar com ela

Você é do tipo que deita na cama, mas até o sono chegar fica virando de um lado para o outro? Ou do tipo de acorda no meio da noite e não consegue mais pegar no sono?

Independente da sua rotina de sono, se você não dorme bem as suas atividades diárias acabam ficando prejudicadas. Pois saiba que você não está sozinho, já que a insônia atinge cerca de 30% dos adultos, e acredite, ela tem solução.

Portanto, se você quer conhecer as causas da insônia e tratamentos para o problema, continue conosco, vamos tirar todas as suas dúvidas nesse post!

Causas da insônia

Antes de falarmos das causas da insônia, precisamos definir o problema: a insônia nada mais é do que um distúrbio do sono recorrente, ou seja, que acontece com bastante frequência e que atrapalhe a sua rotina diária.

Em casos mais graves, os pacientes podem apresentar insônia crônica, mas em alguns casos ela pode ser apenas passageira, causa por um agente temporário.

infografico-insonia

A insônia temporária geralmente está relacionada a casos de estresse, depressão e ansiedade, ou seja, casos relacionados a distúrbios emocionais.

Já a insônia crônica, geralmente é decorrente de doenças mais graves, como nos casos de câncer, AVC, doença de Alzhaimer e doenças do coração.

Além disso, a insônia também pode ser causada por fatores externos, como por exemplo, mudança de fuso horário, medicamentos, excesso de álcool, fumo, alimentação incorreta, sedentarismo e hábitos pouco saudáveis.

Dicas para combater a insônia

Nos casos mais graves, a insônia deve ser tratada com remédios, muitos deles de tarja preta, ou seja, que correm o risco de causar dependência.

Porém, nos casos mais leves e passageiros, algumas dicas simples podem combater esse mal. Veja a seguir:

Crie uma rotina noturna

É importante que o seu corpo entenda que está chegando a hora de você dormir, por isso é importante ter uma rotina que dê essas indicações para o seu organismo.

Existem maneiras muito simples de fazer isso, como, tomando um banho relaxante pouco antes de pegar no sono, ou bebendo um chá calmante (jamais tome café, pois a cafeína é uma substância estimulante).

Outra dica é ler um livro antes de dormir.

Desligue os aparelhos eletrônicos

A luz dos aparelhos eletrônicos age diretamente nos seus hormônios, impedindo que você adormeça. Por isso, o ideal é que o notebook fique fora do quarto e o celular fora da cama.

Além disso, coloque todos os seus dispositivos no silencioso, para evitar o chamado do WhatsApp durante a noite.

Faça exercícios físicos

Você já deve ter ouvido essa dica, mas não custa reforçar: Os exercícios físicos melhoram a qualidade do sono porque aliviam o estresse e trabalham o corpo. Por isso, não deixe pra amanhã: Inclua uma atividade física na sua rotina agora!

Mas atenção, os exercícios não devem ser realizados logo antes de dormir.

Crie um ambiente agradável

Para que você consiga dormir, o ambiente deve estar confortável. Arrume o seu quarto, deite-se em uma roupa de cama limpa e macia e não se esqueça de escurecer o quarto para a noite de sono ser mais tranquila.

E você? Tem alguma dica para combater a insônia? Conte pra gente nos comentários!

Posts Relacionados:

Leave a Reply