Maizena no Cabelo: usos e benefícios

Embora possa parecer uma opção pouco provável para muitas pessoas, as dicas que envolvem maizena no cabelo – ou maisena, se assim preferirem – são cada vez mais populares nos meios de moda e estética.

O popular amido de milho, geralmente utilizado na culinária para diversos fins, aparentemente possui um importante uso estético que é conhecido há muitos anos. No passado, a maisena no cabelo era utilizada para alisar o penteado de forma natural. Registros dos anos 40, 50 e 60 inclusive davam um nome à técnica: touca de gesso.

Com o tempo, o uso da maisena no cabelo foi substituído por produtos químicos industrializados, no típico movimento de domínio do mercado pelas grandes marcas. Isso não significa que o uso do amido de milho tenha perdido sua eficiência, com o tempo. É exatamente por isso que uma espécie de retomada de sua fama está se tornando cada vez mais evidente.

Por isso, separamos alguns dos benefícios da maisena no cabelo, seus usos e como ele melhora a qualidade dos fios. Entenda:

A maizena no cabelo funciona mesmo?

Por mais incrível que pareça, o uso de maisena no cabelo realmente funciona. O fato é que é necessário fazer algumas adaptações, dependendo do uso: quando for necessário que seus nutrientes sejam absorvidos, por exemplo, ela precisa ser utilizada com alguma outro tipo de creme que favoreça a absorção.

No entanto, para usos mais físicos, como a retirada da oleosidade, seu funcionamento é imediato, sem a necessidade de associação com nenhum outro tipo de produto. Com as técnicas corretas, o amido de milho realmente oferece resultados para melhorar a estética e a saúde dos cabelos, e deve ser sempre uma opção considerada antes do uso de produtos químicos potencialmente danosos para seus fios.

Hidratação dos fios

Um dos principais usos da maisena no cabelo é, sem dúvidas, seu potencial de hidratação dos fios. Sua composição permite que os cabelos absorvam nutrientes essenciais para dar brilho e textura hidratada, tornando-os mais fortes e resistentes. É necessário considerar, no entanto, que o amido não é naturalmente absorvido, por si só. Para hidratar os fios, é necessário que seja aplicado junto a cremes que acelerem a absorção.

Redução da oleosidade do cabelo

Outra vantagem de se utilizar maisena no cabelo é o potencial de redução da oleosidade dos fios. Neste sentido, o amido de milho funciona como uma espécie de shampoo seco, interagindo diretamente com a gordura acumulada e absorvendo-a. Após aplicar por todo o cabelo, basta retirar o pó acumulado, e você perceberá que a oleosidade simplesmente foi retirada, como em um passe de mágica.

Reparação das pontas dos fios

Outro uso comum da maisena no cabelo é a utilização para reparar os fios que já estão ressecadas, mais distantes do couro cabeludo. Neste caso, também será necessário utilizar algum tipo de creme que acelere a absorção do produto.

Concentre seu acúmulo nas pontas dos fios e deixe agir por alguns minutos. Isso permitirá que o amido de milho hidrate de feche as cutículas dos cabelos sem agressão, reparando a estrutura dos fios de danos causados anteriormente.

Alisamento do cabelo

Como não poderia deixar de ser, o uso mais tradicional da maisena no cabelo é a famosa touca de gesso, que virou sensação estética no passado, ao permitir que os fios ficassem lisos e hidratados sem causar danos diretos à estrutura.

Para a maior parte dos casos, o efeito é tão eficiente quanto o uso de produtos químicos, mas com a vantagem de não causar os danos típicos desses materiais. A verdade é que não existe um estudo que demonstro o porquê de a maisena auxiliar a alisar os cabelos, sabe-se apenas que seus efeitos acontecem de fato, e são menos danosos que a maioria dos produtos geralmente utilizados.

Posts Relacionados:

Leave a Reply