Sabonete de aroeira: 8 benefícios para a saúde

Sabonete de aroeira

Na próxima vez em que você caminhar pelo corredor de sabonetes em seu supermercado preferido, aproveite os aromas frescos e leves, e as embalagens coloridas brilhantes, mas preste atenção. Olhe para do que são feitos a grande maioria dos sabonetes e você perceberá que eles funcionam basicamente como detergentes. Os fabricantes de sabonetes comuns removeram a maioria das coisas “boas” que ocorrem no processo de fabricação de um sabonete e substituíram esses elementos por agentes de espuma sintéticos e produtos químicos agressivos. Por isso, existem muitos sabonetes por aí que tem pouquíssima qualidade, e que fazem mal para a pele, assim como fazem mal para o nosso planeta.

Porque é melhor utilizar um sabonete natural?

Muitos fabricantes de sabonete comum aderiram a uma remoção da glicerina que é produzida durante o processo de saponificação (fabricação de sabonete). A glicerina é uma substância altamente lucrativa, muitas vezes vendida a outras empresas que a utilizam para fazer loções e hidratantes, que sua pele, agora seca com o “sabonete” detergente, precisa desesperadamente.

Grande parte dos sabonetes produzidas comercialmente contêm agentes de espuma sintéticos, cores artificiais e uma série de produtos químicos que nem sequer vale a pena citar aqui, e muitos eles podem fazer mal a pele e a saúde.

Os sabonetes antibacterianos e antimicrobianos geralmente contêm triclosan. Triclosan é um produto químico tóxico que é conhecido por causar câncer. De acordo com uma pesquisa recente, os fabricantes de uma série de produtos contendo triclosan afirmam que o ingrediente ativo continua a funcionar até 12 horas após o uso. Os consumidores são, portanto, expostos ao triclosan por muito mais tempo do que os 20 segundos necessários para lavar as mãos ou o rosto.

Lembre-se sempre de que sua pele é porosa e absorvente. Ela absorve o que ele entra em contato com ela, e funciona praticamente como se você estivesse colocando algo na sua boca. O uso crônico de produtos químicos perigosos poderá fazer com que o corpo armazene os produtos químicos na gordura corporal ou mesmo em outras partes do seu corpo, onde pesquisadores citam até mesmo o cérebro. Com acumulações suficientes de toxinas no corpo, podem ocorrer doenças.

Esses produtos químicos e toxinas ruins também fazem mal ao nosso ecossistema. Toda vez que esse tipo de espuma desce pelo ralo, esses poluentes estão indo com ela. Um relatório recente da “Royal Society of Chemistry” (RSC) do Reino Unido revelou que produtos químicos sintéticos de sabonete, hidratantes corporais, shampoos e outros produtos de saúde estavam aparecendo pelos filtros de purificação de água. A lista de químicos que foram encontrados no sistema de água do Reino Unido incluía os ftalatos, que estão ligados a distúrbios reprodutivos em seres humanos e animais, e parabenos, um conservante que pode estar relacionado ao câncer.

Quais são as alternativas ao sabonete comum?

Todo o sabonete natural, orgânico e artesanal é uma alternativa ao sabonete comum. Existem várias pequenas empresas que vendem sabonete de qualidade extremamente excelente, tudo orgânico e natural. Porém, é claro que essas barras de sabonete geralmente custam um pouco mais do que as barras de sabonete que você encontra nos supermercados, mas a diferença é que esses sabonetes são realmente bons para sua pele e são bons também para o planeta.

Entre os diversos sabonetes naturais que você pode encontrar, uma ótima recomendação é o sabonete de aroeira. O sabonete de aroeira tem como matéria prima a própria aroeira, considerada uma planta medicinal. Esse sabonete de aroeira traz diversos benefícios à sua pele, e além disso, são observados outros muitos benefícios que a aroeira é capaz de trazer aos seus usuários.

Benefícios do Sabonete de aroeira

Os benefícios para a saúde do sabonete de aroeira podem ser atribuídos às suas propriedades de ajuda na prevenção do câncer, antibacterianas, anti-inflamatórias, antissépticas, adstringente, circulatórias, repelentes e estomacal.

1. Ajuda na prevenção do câncer

Uma série de estudos mostraram que o agente anticancerígeno da aroeira pode ser muito útil na prevenção da doença. O sabonete de aroeira pode ser considerado como um auxílio preventivo e potencial em um protocolo de bem-estar para a prevenção de câncer de próstata que é insensível aos androgênios. Além disso, houve também evidências fortes de um estudo em 2011 que mostraram que a aroeira ajuda a eliminar radicais livres e funciona como um ótimo antioxidante.

2. É antibacteriano

O sabonete de aroeira também é maravilhoso para o sistema respiratório. Ele tem uma ação antimicrobiana no ar que é muito necessária quando se lida com qualquer problema respiratório, e pode ser utilizado para a melhora da bronquite, resfriados e gripe.

3. É anti-Inflamatório

Existem alguns benefícios maravilhosos para aliviar a dor que o sabonete de aroeira possui. O alto teor de monterpeno fornece efeito analgésico e anti-inflamatório, por exemplo.

4. É Antisséptico

O sabonete de aroeira ajuda a combater bactérias e por isso pode ser considerado também um poderoso antisséptico, onde a aroeira em si, pode ser transformada em pasta, por exemplo, e ajudaria muito na saúde dos dentes.

5. É Adstringente

O sabonete de aroeira é utilizado como um produto de cuidados com a pele para tratar furúnculos, cortes, feridas e micose, bem como seu material base pode ser utilizado como um ingrediente em misturas para peles muito oleosas.

6. Melhora o sistema circulatório

O sabonete de aroeira é conhecido por ser um descongestionante linfático e circulatório. Devido às suas propriedades vaso-constrictivas, o sabonete de aroeira é conhecido por ajudar com as varizes, por exemplo.

7. Funciona como repelente

Talvez esse seja um benefício exclusivo do sabonete de aroeira, em um estudo realizado no ano passado, o óleo essencial da árvore aroeira mostrou ter um efeito repelente contra três principais pragas que são conhecidas por causar bastante desconforto.

8. Age contra fungos e bactérias

O sabonete de aroeira pode agir contra fungos e bactérias que causam úlceras pépticas.

Precauções em relação ao sabonete de aroeira

O sabonete de aroeira pode ser levemente dermotóxico para indivíduos com pele sensível, por isso, faça um teste primeiro e veja como sua pele reage a esse sabonete, e se ela reagir bem, garantimos que essa é uma ótima opção de sabonete natural e que oferece diversos benefícios.

Posts Relacionados:

Leave a Reply