Sonhar com criança: entenda o significado

Sonhar com criança

Sonhar com uma criança pode ser bom, ou podemos ainda ter sonhos ruins, relacionados a acidentes, por exemplo. Independe do tipo de sonho que você teve, separamos alguns casos clássicos de sonhos com uma criança para que você possa entender melhor o significado desse sonho e se seu inconsciente está querendo te dizer alguma coisa, principalmente se você tem sonhado o mesmo sonho repetidamente.

O que os sonhos sobre crianças significam?

Um sonho sobre uma criança pode sugerir que há um novo aspecto de você mesmo que está começando a surgir, e pode representar um aspecto de si mesmo que precisa amadurecer e crescer, ou pode ainda simbolizar uma parte de você que precisa ser nutrida, amada e aceita.

As crianças em um sonho podem representar inocência ou um aspecto ingênuo de você mesmo, e podem sugerir que você tenha desejos reprimidos e esperanças insatisfeitas que você está tentando satisfazer.

O sonho com uma criança pode ocorrer às vezes na vida naqueles momentos em que você não está tomando atitudes muito adultas, e eles podem representar crenças ou comportamentos infantis, e seu inconsciente pode estar tentando te dizer que é hora de mudar isso. Esse tipo de sonho ainda pode simbolizar a dependência de outros ou o medo de não poder cuidar de si mesmo.

Esses são os significados comuns para sonhos onde você tem a presença de uma criança, mas podem existir sonhos com uma criança em situações mais detalhadas que podem ter diferentes significados, como:

Parto

O primeiro e óbvio significado é sempre o da “preparação” para os pais, como um aviso, uma vez que os sonhos são uma espécie de “área de exercício” onde você pode experimentar “como seria” ser mãe ou pai, onde seu inconsciente pode decidir trabalhar para isso. Isso pode ajudar você a decidir, por exemplo, se você está pronto (a) e preparado o suficiente para um passo tão importante.

Em segundo lugar, o significado desse sonho com um parto tem a ver com sua criatividade (um filho nascido = seu próprio ato criativo). Seja como for nesse caso, você também pode se manifestar como seu filho nesse tipo de sonho. Por fim, isso pode significar um projeto, uma ideia, uma pintura, um presente ou uma surpresa incomum para toda a família que nasceu na sua cabeça.

Choro infantil

Quando você vê uma criança chorando em seu sonho, geralmente isso indica a natureza “infantil” (sua ou de outra pessoa) que ficou desapontada ou ferida. Nesses casos, isso pode querer dizer que mesmo que você tenha crescido, você não precisa sempre se comportar e se sentir como o adulto genuíno. A grande verdade que muitos adultos evitam, é a de que todos nós gostamos de desfrutar de um tempo livre especial quando podemos agir sem pensar nas conveniências sociais, assim como fazem as crianças.

Afogamento de uma criança

No começo, é necessário esclarecer o significado simbólico da água. A água geralmente representa sentimentos, emoções e todo o inconsciente. A água não é o ambiente natural para um adulto humano, ao contrário de um peixe, mas todos nós fomos cercados pelo líquido amniótico (quando estamos na barriga de nossas mães) durante muitos meses no início. Quando você testemunha o afogamento de uma criança, isso pode significar que você não gerencia suas emoções muito bem – você vê parte de você como a criança indefesa, incapaz de nadar. Assim, o afogamento significa a agonia da racionalidade por sentimentos inconscientes.

Criança caindo

Ver uma criança que cai de uma janela ou uma rocha pode ser muito desagradável e esse sonho pode ser considerado um pesadelo, e também há um significado nele. A transição íngreme (janela, rocha, espaço, penhasco …) do solo sólido para a queda livre simboliza que você está no seu limite em algo na sua vida. Se você tiver um comportamento infantil e ingênuo na vida real, isso pode em breve levar você a alguns problemas e você pode experimentar que as coisas estão fora de controle graças à sua tomada de decisão tola ou irracional. O sonho pode indicar também o medo de falhar.

Criança sendo atingida por um carro

Um carro geralmente representa ambições e energia, e é um sinal visível de seu sucesso e status social. Um carro é uma “ferramenta” especial para se deslocar de um lugar para outro, um acelerador. Se uma criança é atingida por um carro em seu sonho, muitas vezes significa que sua natureza parcialmente infantil está colidindo com sua (ou suas outras) ambições. Um carro é uma propriedade material, portanto, você pode pensar especialmente no desejo de bens materiais. Essa vontade de alcançar suas ambições pode estar no campo das ideias por enquanto, pode ser algo mais concreto e próximo, ou pode ainda estar relacionada à o que você espera do seu filho, caso tenha um.

Criança sendo abduzida, perdida ou sequestrada

Quando você perde seu filho, que aqui está caracterizado como seu lado mais infantil, obviamente você experimenta um período de vida mais sem graça. Talvez você sinta que deva se comportar de forma mais racional do que realmente faz e que outras pessoas estão insatisfeitas com você, e essa pressão externa pode ser o real significado para o seu sonho, onde algo ou alguém sequestra ou abduza esse seu lado. Ou ainda, o seu sonho pode significar que você sente que o mundo está “roubando” seus ideais bonitos e ingênuos da juventude e isso acontece para o seu inconsciente na forma da perda de um “filho interno”.

Significado de sonhar com seu próprio filho

Todos os itens acima podem ser aplicados quando você sonha com seu próprio filho, ou pode ser que sua vida de ansiedade e preocupações sobre seu filho continuem em seus sonhos. Esses sonhos também podem estar representando você quando você tinha a mesma idade do seu filho, ou ainda, algo durante a vida real pode ser semelhante a um evento de sua própria infância e pode haver uma lição para aprender com sua experiência passada – para que então você não cometa os mesmos erros que seus pais cometeram com você.

Significado de sonhar com você mesmo como criança

Sonhar com você mesmo quando criança pode sugerir que você está se sentindo sobrecarregado com suas responsabilidades diárias e que você quer que alguém proteja e cuide de você, ou pode ainda simbolizar sua inexperiência em algum aspecto da vida. Alternativamente, você pode estar se lembrando de algo do seu passado que foi desencadeado por um recente evento da sua vida, ou ainda você pode ter tido comportamentos infantis nas últimas semanas.

Significado de sonhar com a morte de um filho

Um sonho sobre a morte de uma criança pode ser uma indicação de que você está amadurecendo – um aspecto imaturo de você morreu ou não é mais necessário; ou você pode ter renunciado a uma crença infantil.

Posts Relacionados:

Leave a Reply