Suco de tomate: principais benefícios para a saúde

Suco de tomate

O suco de tomate tem sido um alimento básico na cozinha ocidental e internacional. Esta bebida colorida é rica em nutrientes e baixa em calorias e gorduras. Na verdade, o suco de tomate fornece vários nutrientes essenciais que seu corpo precisa para funcionar corretamente. O suco de tomate oferece boas fontes de várias vitaminas e antioxidantes.

O suco de tomate é feito por meio de choques de aquecimento, esmagamento e fervura. Para manter a nutrição, os tomates geralmente são cozidos primeiro para inativar enzimas que diminuem a vitamina C e outros nutrientes quando os tomates são esmagados. Enquanto alguns alimentos perdem o teor de nutrientes quando cozidos ou quando deles são feitos sucos, o processo de aquecimento realmente aumenta as propriedades dos tomates, o que faz do suco de tomate uma opção completa. O licopeno no suco de tomate é mais bio disponível do que em tomates frescos, graças ao calor e ao óleo utilizados para produzir suco.

Benefícios nutricionais do suco de tomate

Os tomates fornecem uma boa fonte de vitaminas A e C. O suco de tomate engarrafado é muitas vezes fortificado, aumentando os níveis de vitaminas, e por isso, 1/2 xícara de suco de tomate fornece 10 por cento da quantidade diária recomendada de vitamina C e 35 por cento da quantidade diária recomendada de vitamina A. Esta bebida rica em nutrientes também contém vitaminas B, potássio e fibra.

Uma das maiores características de muitos sucos de tomate é que eles estão repletos de antioxidantes. O suco de tomate em particular é rico em betacaroteno e licopeno. O licopeno é responsável pela cor vermelha profunda do tomate e tem sido associado a diminuição e o risco de doença cardíaca e alguns tipos de câncer. Este poderoso antioxidante e fitonutriente defende seu corpo de radicais livres que podem causar danos às células. Um estudo de 2012 realizado pela “American Academy of Neurology” também descobriu que altas concentrações de licopeno a partir de produtos à base de tomate diminuíram o risco de acidente vascular cerebral e acidente vascular cerebral isquêmico em homens.

Outros benefícios do Suco de Tomate

Ajuda na prevenção do câncer

O licopeno e outros carotenóides no suco de tomate diminuíram o risco de uma variedade de cânceres diferentes, incluindo câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de próstata. Estudos têm demonstrado que os homens que consomem grandes quantidades de licopeno têm uma redução de 30% no risco de câncer de pâncreas.

Ajuda na digestão

O consumo diário de suco de tomate mantém o fígado saudável, o que ajuda a digestão, estimula o movimento intestinal regular e previne a constipação.

Reduz o colesterol

A fibra encontrada no suco de tomate ajuda a reduzir o colesterol LDL (colesterol ruim) e a niacina tem um impacto benéfico nos níveis elevados de colesterol.

Protege contra doenças cardíacas

Pesquisas associaram a alta ingestão de licopeno a uma redução de 30% na incidência de doença cardíaca coronária e doenças cardiovasculares.

Ajuda a prevenir coagulação no sangue

O rico suprimento de fitonutrientes encontrados nos tomates mostrou-se útil na prevenção de aglutinação anormal de células plaquetárias, benéficas para pessoas com ou com risco de doenças cardíacas.

Efeito anti-inflamatório

A inflamação crônica e as alterações da inflamação têm sido associadas a uma série de condições de saúde desagradáveis. Pesquisas descobriram que um copo diário de suco de tomate reduz as chances de inflamação em quase um terço.

É bom para seus ossos

A vitamina K, encontrada no rico suprimento de tomate, é de grande importância na saúde de seus ossos. A síntese da osteocalcina, que é pensada para desempenhar um papel importante na construção do osso, é dependente da vitamina K.

É bom para sua pele

Estudos demonstraram que beber suco de tomate diariamente pode levar a uma redução na acne e à prevenção de danos nas células da pele.

Desintoxica o corpo

O suco de tomate faz maravilhas na lavagem desses depósitos de toxinas nocivas do corpo. Seu teor de cloro e enxofre também ajuda o fígado e os rins a melhorar sua função de desintoxicação.

Saúde ocular

Como os tomates são carregados de fitonutrientes beta caroteno, luteína e zeaxantina, eles podem ajudar a manter seus olhos saudáveis ​​e protegê-los da degeneração.

Previne o acidente vascular cerebral

Pesquisas recentes descobriram que dietas ricas em tomates podem ajudar a prevenir acidentes vasculares cerebrais, novamente graças ao licopeno.

Recuperação de exercícios

Os tomates fornecem o equilíbrio perfeito de produtos químicos para ajudar seu corpo a se recuperar do exercício extenuante. O consumo de suco de tomate foi levado a uma recuperação muscular mais rápida do que beber bebidas energizadas efervescentes.

É bom para o cabelo

Acredite ou não, mas o ferro e as vitaminas presentes no suco de tomate realmente podem ajudar a adicionar brilho aos cabelos secos e rebeldes. Outros problemas de cabelo como a caspa, problemas no couro cabeludo e cabelos sem vida podem ser facilmente controlados aplicando suco de tomate fresco diretamente no couro cabeludo e deixando-o agir por alguns minutos, e depois enxaguando-o.

Reduz o colesterol

Os altos níveis de colesterol no sangue são comuns hoje, tudo graças ao aumento do consumo de alimentos gordurosos e processados. Felizmente, o consumo de suco de tomate é ótimo para evitar que níveis elevados de colesterol ocorram.

O tomate também é rico em fibras, o que ajuda a melhorar o nível de colesterol bom no corpo e reduz a quantidade de colesterol ruim. Além disso, ele também está repleto de niacina (vitamina B3), que age com a estabilização dos níveis de colesterol no sangue.

Ajuda na perda de peso

O consumo regular de suco de tomate é muito benéfico para ajudar na perda de peso, uma vez que mantém o corpo hidratado e dá a ele uma boa quantidade de fibras, isso garante que você se sinta “cheia” e diminui a compulsão.

Ele também fornece ao corpo a quantidade necessária de nutrientes e calorias, o que garante que todas as atividades metabólicas do corpo sejam realizadas perfeitamente.

Receitas de Suco de tomate

Suco de tomate tradicional

Ingredientes:

  • 1 kg de tomates maduros picados
  • 1 1/4 xícaras de aipo picado com folhas
  • 1/3 xícara de cebola picada
  • 2 colheres de sopa de açúcar (opcional)
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 Pitada de pimenta preta
  • Algumas gotas de molho de pimenta, cerca de 6-8 gotas (opcional)

Preparo:

Coloque todos os ingredientes em uma panela não reativo (use aço inox, e não panelas de alumínio). Deixe cozinhar por cerca de 25 minutos e deixe esfriar.

Misture todos os ingredientes e bata no liquidificador, armazene seu suco na geladeira por até uma semana.

Suco de tomate com melancia

Ingredientes:

  • ½ melancia pequena
  • 2 tomates médios

Preparo:

  • Corte a melancia em pedaços pequenos
  • Pique os tomates em pequenos pedaços
  • Bata no liquidificador ou juicer

Suco de tomate com maçãs e cenouras

Ingredientes:

  • 3 maçãs vermelhas
  • 3 cenouras
  • 2 tomates médios
  • Gelo

Preparo:

  • Pique os tomates em pequenos pedaços
  • Corte as maçãs em pedaços pequenos
  • Coloque os ingredientes no liquidificador ou juicer
  • Adicione gelo se desejar

Enquanto o suco de tomate oferece muitos benefícios para a saúde, ele também tem uma desvantagem: o sódio. O Sódio ajuda no funcionamento dos nervos e na regulação da pressão arterial, mas ingerir sódio demais pode facilmente causar problemas de saúde que vão desde a pressão arterial elevada até a doença cardíaca, então como tudo na vida, o equilíbrio é essencial até mesmo para beber suco de tomate.

Posts Relacionados:

Leave a Reply