Tratamentos para combater as rugas

O tempo passa e de repente você percebe que as incômodas rugas e linhas de expressão podem começar a surgir em breve em sua pele, ou pior que isso, já estão começando a se tornar realidade. O que fazer?

Pois bem, de modo preliminar, é importante cuidar bem da pele para que ela adquira a resistência necessária para retardar o envelhecimento. Isso inclui o uso constante de protetor solar e o consumo de alimentos ricos em carotenoides, flavonoides, zinco,  licopeno, isoflavona, e vitaminas C e E.

Mas não é só isso, a boa notícia é que atualmente já existem diversos tratamentos que prometem agir não só amenizando, mas também prevenindo e adiando o surgimento desses temidos sinais da idade. Neste artigo em específico, falaremos sobre alguns dos mais conhecidos.

Os tratamentos para combater as rugas:

Cremes antirrugas

Conforme explicamos no artigo sobre os melhores cremes para rugas, o mercado dispõe hoje de uma grande variedade de produtos que prometem ação antirrugas, e os dermatologistas são invariavelmente os mais indicados para a indicação do creme ideal.

Tratamentos para combater rugas

Mas você precisa saber que estão disponíveis no mercado três tipos de produtos de combate às rugas: os cosméticos – que só hidratam a pele e não alteram a estrutura; os cosmecêuticos – que prometem ação mais consistente na pele sem causar os eventuais efeitos colaterais dos medicamentos; e os medicamentos propriamente ditos – que são recomendados por especialistas em casos específicos.

Acupuntura

Você provavelmente já ouviu falar que a acupuntura pode ajudar no tratamento de dores e problemas relacionados à saúde do corpo, certo? Pois bem, o fato é que, segundo especialistas, a milenar técnica também pode trazer bons resultados na prevenção e combate às rugas.

Entende-se que na prática, o procedimento esteja relacionado ao princípio da medicina oriental, que afirma que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio do organismo.

No caso da acupuntura facial, os resultados tendem a surgir porque a prática ajuda a harmonizar a energia do corpo e provocar reações fisiológicas diretamente na pele, o que inclui um crescimento na circulação sanguínea.

Como resultado disso, pode haver maior oxigenação na pele e consequente estímulo à produção do colágeno e elastina, dois fatores importantes para a melhoria no aspecto da pele.

Toxina botulínica

Populares, mas também alvo de grande polêmica, as aplicações de toxina botulínica causam efeito relaxante que paralisa a musculatura das regiões onde são ministradas. O efeito acaba por ser temporário e a pessoa que adere a este método precisa fazer reaplicações conforme necessário – o que comumente ocorre a cada seis meses.

Este é um dos métodos que, na visão de especialistas, pode ser útil tanto ao tratamento, quanto à prevenção das rugas, pelo que, pode ser iniciado entre os 25 e 30 anos desde que realizado com profissionais experientes e especializados no assunto.

É importante ressaltar, aliás, que é sempre o especialista quem deve indicar e proceder o tratamento mais adequado a cada pessoa julgando as respectivas necessidades. Este artigo tem conteúdo exclusivamente informativo.

Posts Relacionados:

Leave a Reply