Elas causam uma aparência de cansaço e, em algumas pessoas, estão sempre lá, mesmo que o sono esteja em dia: as desagradáveis olheiras. A boa notícia é que, felizmente, hoje existem diversas maneiras de minimizar o problema ou acabar de vez com ele.
Mas, antes de saber como disfarçar ou ficar livre definitivamente das olheiras, vamos entender um pouco mais sobre elas. Para chegar às formas de combater as olheiras, é preciso entender como elas surgem.
A sombra debaixo dos olhos pode variar de cor: azul nas pessoas mais clarinhas, até verde, marrom ou vermelha em outros tons de pele.
Causas das olheiras
Além da privação do sono, outros motivos provocam o surgimento das famigeradas manchas que deixam o visual para baixo. Veja os principais fatores:
- Envelhecimento precoce (com o passar do tempo, nossa produção de colágeno cai, deixando a pele mais fina e, portanto, propensa às olheiras);
- Estresse físico e mental;
- Excesso de trabalho;
- Falta de circulação sanguínea na região dos olhos;
- Passar muito tempo na frente do computador;
- Problemas hereditários (que podem piorar caso não sejam tratados adequadamente);
- Fator genético (especialmente nas pessoas com descendência dos povos árabes, orientais e latinos – cuja pigmentação da pele é maior);
- Dietas radicais;
- Saúde debilitada, causada por doenças prolongadas;
- Sinusites, rinites, gripes e resfriados;
- Período menstrual;
- Alergias na área dos olhos.
No caso das olheiras de causa hereditária, é possível ameninar o problema, mas revertê-lo completamente já é uma missão mais difícil.
Portanto, aceitar as olheiras e observar bem o seu corpo é a melhor solução, pois vai ajudar a controlar outros fatores que tendem a aumentar as marcas. Desta forma, uma boa parte do incômodo será minimizada.
Mas, lembre-se sempre que, na maioria das situações, é preciso contar com orientação de um bom dermatologista. Ele vai indicar precisamente qual a melhor técnica em cada caso.
Seja qual for o motivo, as olheiras acabam com qualquer produção. Muitas vezes, é preciso recorrer a uma maquiagem reforçada, além de tratamentos simples ou complexos, de acordo com a origem delas.
A busca pelo rosto perfeito também passa pela eliminação de hábitos prejudiciais como tabagismo e excesso de bebidas alcoólicas.
Confira mais dicas para aliviar o arroxeado ao redor dos olhos:
- Aplique uma compressa fria de chá de camomila (ou chá-verde) concentrado sobre os olhos – isso estimula a vasoconstrição, ou seja, os vasos sanguíneos são contraídos;
Deixe a compressa por cerca de 10 minutos.
- Faça compressas de leite e mamão – bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas). O ácido lático hidrata, renova e clareia a pele; já o mamão, contém papaína, enzima que estimula a renovação celular.
A mistura deve ser aplicada diretamente na pele ou sobre uma gaze por 15 minutos, uma vez por semana. Lave em seguida.
- Use rodelas de pepinos nos olhos para combater ou prevenir as olheiras – o legume colabora com a vasoconstrição, levando à melhora temporária do problema. O mesmo feito pode ser obtido com batatas em rodelas.
- Massageie a região – ela relaxa e reduz o inchaço, principalmente se for uma drenagem linfática facial.
É simples: deslize o dedo anular suavemente, mantendo uma leve pressão, do canto interno da pálpebra para o externo; recomece do canto interno dos olhos (parte inferior) e siga para o canto externo.
Finalização
Para terminar, dê leves batidas na região com as pontas dos dedos indicadores e médios, alternadamente. Em seguida, feche os olhos e, com o dedo anular, pressione o canal fazendo um pequeno círculo por dez minutos.
- Reduza o sal – o sódio presente nele provoca retenção de líquidos, piorando a aparência das olheiras ao deixar a área inchada.
- Diminua o álcool – outro vilão da retenção hídrica.
- Lave o rosto com água fria para estimular a vasoconstrição.
- Hidrate o rosto – a pele em torno dos olhos é muito fina, o que destaca ainda mais os vasos, deixando-a com aspecto arroxeado. Uma boa hidratação aumenta a espessura da pele.
Para fechar o pacote de cuidados antiolheiras, tenha boas noites de sono. Mas, se não for possível, apele para o velho e bom corretivo.
Boa sorte, e até breve!