Conseguir um efeito liso lindo tipo capa de revista é um desejo que pode ser realizado em casa ou no salão. Os resultados dependem do cabelo e dos produtos utilizados – alguns deles devem ser aplicados somente por profissionais, ok?
Hoje, eu reuni algumas formas, quase que verdadeiras “fórmulas mágicas”, para você que ama os fios retos, maleáveis e com brilho. Então confira como alisar o cabelo:
Como alisar os cabelos sozinha
- Queratina neles!
Se os seus cabelos são levemente ondulados e você deseja um tratamento que alise sem química forte, escova, chapinha & cia., a dica é usar um bom creme de queratina.
Para alisar o cabelo naturalmente, lave os fios como de costume, enxague e aplique o produto, deixando-o agir por 20 minutos. Enxague outra vez, penteie e deixe as madeixas secarem naturalmente.
Além de alisar os cabelos, o creme de queratina proporciona brilho e diminui o frizz.
- Óleos aquecidos para alisar o cabelo
Outra opção caseira é o tratamento com óleo (coco, amêndoas ou oliva).
Faça uma massagem com um deles no couro cabeludo, envolva os cabelos com uma toalha quente e deixe o produto agir por alguns minutos. Lave os fios normalmente em seguida.
- Dupla dinâmica pela beleza – secador e chapinha
Agora, se você não dispensa uns aparelhinhos básicos para deixar os fios lisos e impecáveis, pode dar um up no visual em casa mesmo fazendo assim:
- Lave bem os cabelos com xampu e condicionador próprios para o seu tipo de fio. Enxágue retirando completamente o produto.
- Passe um leave-in de sua preferência (aquele creme para pentear sem enxágue), para proteger os cabelos e seque-os mecha por mecha com o secador, esticando bem os fios.
- No final da escova, jogue um jato de ar frio no cabelo para o resultado ficar ainda melhor, e passe a chapinha, com cuidado para não esquentar demais.
Como alisar o cabelo com produtos químicos
Se o seu cabelo já é mais cacheado e volumoso ou crespo, a maneira mais eficaz de alisá-lo é usando químicas. Entre os produtos disponíveis atualmente nos salões de beleza, estão:
- Escova progressiva
As escovas progressivas de aminoácido ou de chocolate não trazem formol em suas composições e, sim, um produto chamado de glutaraldeído. O substituto do formol promete alisar os cabelos e prolongar esse efeito por mais tempo.
- Escova marroquina
A escova marroquina contém queratina, colágeno e 0.2% de formol, que é a quantidade permitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
- Lifting hair
Também não contém formol, mas dura em média 40 lavagens, precisando ser retocado de tempos em tempos. E o retoque pode ser feito em todo o cabelo, e não apenas na raiz como muitos tratamentos.
O lifting hair pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo, inclusive naqueles que já receberam químicas como antigos alisamentos e tinturas. É perfeito para que tem bastante volume e fios ressecados.
Lembrando que o recomendado é alisar o cabelo sem formol, pois a substância química foi proibida por aumentar o risco de câncer.
Enfim, estas foram as dicas de hoje. Agora que você já sabe como alisar o cabelo, pode optar por um efeito #UAU! sem prejudicar sua saúde.
A moda é democrática, os ondulados e cacheados podem (e devem) ser valorizados. Mas, se você prefere alisar, até para mudar um pouco o estilo, mãos à obra. Arrase!
Até breve com muito mais conteúdo sobre beleza!