Que mulher nunca sentiu aquele frio na barriga e se perguntou: “Será que estou grávida?”, principalmente depois de uma relação sexual desprotegida ou quando já se está planejando um bebê.
Isso porque, alguns sintomas da gravidez são muito comuns e imprecisos e podem ser facilmente confundidos. Pensando nisso, hoje vamos detalhar cada um desses sintomas, para que você possa identificá-los melhor.
Porém, a primeira coisa que deve ficar clara é que o surgimento dos sintomas não substitui um exame de gravidez. Por isso, espere a confirmação antes de sair por aí dando a notícia!
Quais são os primeiros sintomas de gravidez?
A seguir vamos falar dos primeiros sintomas que surgem logo depois da fecundação, que são o momento em que surgem as dúvidas sobre uma possível gravidez. Quanto mais sintomas você estiver sentido, maior é a sua chance de estar grávida. Continue lendo para saber mais!
Pequeno sangramento ou corrimento avermelhado
Esse é um dos primeiros sintomas que costumam aparecer nas mulheres, isso porque, a implantação do óvulo na parede do útero pode causar um leve sangramento, o que pode deixar o corrimento vaginal levemente avermelhado ou rosa.
Mas atenção, como esse é um sintoma muito sutil, é necessário ter outras confirmações antes de acreditar em uma possível gravidez.
Seios levemente inchados e sensíveis
Com apenas duas ou três semanas de gravidez esses sinais já começam a aparecer, já que o corpo já começa a se preparar para a amamentação do bebê.
Eventualmente, as mamas também podem sofrer alterações na cor e aparência dos mamilos. Portanto, mamas sensíveis ao toque e seios inchados e maiores podem ser um sinal de que você está grávida.
Atraso na menstruação
Esse é um dos sinais mais aparentes da gravidez, um dos mais legítimos e é geralmente o que leva a mulher a fazer um exame de gravidez, seja ele de sangue ou de urina. Porém, em algumas mulheres o ciclo menstrual é irregular, e a menstruação pode atrasar por outros motivos.
Cólicas e dores abdominais
Logo após a fecundação, a região abdominal passa a receber maior corrente sanguínea para iniciar a divisão celular e o desenvolvimento do feto.
Por isso, é comum que as mulheres nas primeiras semanas de gravidez sintam uma leve dor, e inchaço e sensação de peso na região da barriga. Muitas vezes essas dores são confundidas com a cólica menstrual e eliminam a suspeita de gravidez.
Vômitos, náuseas, enjoo e aversão a determinados odores
As náuseas também são um sintoma bastante característico da gravidez, que em algumas mulheres podem aparecer a partir da terceira semana de gestação.
Em alguns casos, o enjoo aparece apenas quando a mulher sente determinado cheiro, e são comuns os relatos de mulheres que passam a se incomodar até com o perfume dos próprios maridos.
Sono e cansaço excessivo
Com apenas uma semana de gestação já é possível que a mulher sinta um sono além do normal, e tenha dificuldade para realizar atividades do cotidiano. Isso acontece graças as alterações hormonais que acontecem no corpo durante a gravidez.
Portanto, se você suspeita de uma gravidez e sentiu algum desses sintomas, a nossa recomendação é que você procure um médico para confirmar a gestação e realizar o pré-natal.